top of page

X, antigo Twitter, retorna para alguns usuários no Brasil; STF aponta "instabilidade", e internautas reagem com memes sobre o possível retorno da plataforma

  • Foto do escritor: perspectivadodia
    perspectivadodia
  • 18 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de set. de 2024

Plataforma foi suspensa no Brasil em 30 de agosto, por determinação do Supremo Tribunal Federal



Após 19 dias fora do ar, o X, anteriormente conhecido como Twitter, voltou a funcionar no Brasil para alguns usuários de dispositivos Android e iOS. A plataforma foi suspensa em 30 de agosto por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, devido ao não cumprimento de decisões judiciais por Elon Musk, proprietário da rede social. A retomada parcial foi informada pelo portal ND Mais, destacando que o X voltou a operar na manhã desta quarta-feira (18), mas até o momento, apenas por meio de aplicativos móveis. A versão para desktop permanece inacessível.


Usuários de smartphones foram os primeiros a notar o retorno do X, enquanto o site oficial da plataforma segue indisponível para quem tenta acessá-lo via navegador em computadores. Apesar dessa liberação parcial, ainda não há confirmação de uma decisão oficial de Alexandre de Moraes autorizando o restabelecimento completo do serviço. Em comunicado ao jornal O Tempo, o STF afirmou que "está verificando a informação sobre o acesso ao X por alguns usuários. Aparentemente, trata-se de uma falha no bloqueio de certas redes".


A suspensão da rede social no Brasil foi determinada no fim de agosto pelo ministro Alexandre de Moraes, em razão do repetido desrespeito às ordens judiciais, especialmente relacionadas à disponibilização de dados de contas que propagavam desinformação e discursos de ódio.


O caso gerou grande repercussão no país, que é um dos principais mercados do X, e intensificou o já complicado relacionamento entre Elon Musk e as autoridades brasileiras.

Além disso, a decisão judicial previa a imposição de multas, cujo pagamento foi confirmado na última quinta-feira (12). De acordo com informações ao STF, os bancos Citibank S.A. e Itaú Unibanco S.A. confirmaram que Musk quitou os valores devidos (R$ 18,5 milhões), que foram repassados à conta da União.



O retorno gerou repercurção no próprio X!

Rapidamente, memes começaram a circular na internet celebrando o retorno, e a hashtag "O Twitter Voltou" alcançou mais de 35 mil publicações em menos de uma hora.



Confira alguns dos memes






Até nossos companheiros gringos comemoraram!



Comments


bottom of page